Leitura e percepção musical aplicadas à guitarra e violão – Nível 1

CURSO GRATUITO  

                              MATRICULE-SE 

teoria musical

Neste curso de 60 horas você vai estudar a teoria musical por meio de atividades de percepção musical aplicadas ao instrumento guitarra elétrica e violão.

Uma prática integrada com o estudo de elementos básicos da teoria musical, mais especificamente: Pauta, Claves e Linhas Suplementares; Valores das Notas; Compasso e Fórmula de Compasso; Valores das Pausas; Pontos e Ligaduras; Compasso Simples e Composto; Compasso Alternado; Tom, Semitom e Alterações.

Nas unidades deste curso você terá acesso a videoaulas, e atividades,  supervisionadas pelo professor-autor deste curso, para que você possa entender e praticar a teoria musical de forma prática na guitarra e violão.

O conhecimento destes elementos proporciona uma maior intimidade com o braço da guitarra ou violão, principalmente no que diz ao acompanhamento e performance de arranjos específicos para estes instrumentos.

Programação

Sons, notas musicais e introdução à notação musical
Percebendo os sons
Nomenclatura das notas musicais
Notas na escala
Notas naturais na 1a. região da guitarra e violão

A clave de sol
A pauta e a clave de Sol
Praticando a leitura em clave de sol
Linhas suplementares
Praticando a leitura nas linhas e espaços suplementares da clave de sol
Identifique as notas na clave de sol
Notas da 1a região da guitarra e violão na partitura

Compassos, valores das notas e pausas
Ritmo
Valores das notas
Exemplos de equivalência de notas
Equivalência de valores das notas
Tocando melodias na partitura
Leitura “Estudo 2”

 

Sobre o autor desse cursos: Celso Gomes

Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações desta mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica. Doutor em Educação pela UNIMEP onde focou a formação de docentes de música na convergência de ambientes físicos e virtuais. É mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: “Processos Cognitivos e Ambientes Digitais”. Neste mestrado focou a linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva” e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem da música. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG).