Smartphones e Tablets: Ferramentas para Expandir a Sala de Aula

(Inclui livro enviado por correio)

Matrículas serão abertas em breve

captura-de-tela-2016-11-03-as-00-23-44

Este curso totalmente on-line que tem como material didático principal o livro de mesmo nome (enviado por correio para quem se matricular), se destina a ajudar na capacitação de profissionais que desejam utilizar as novas tecnologias digitais móveis no contextoeducacional, nos mais diversos níveis

captura-de-tela-2016-11-03-as-00-29-26Portanto, esse curso juntamente com o livro foi desenvolvido a partir da convergência do pensamento de autores como Edgar Morin, Lúcia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo e Ricardo Pátaro, entre outros, visa estabelecer direcionamentos para o planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais que fazem uso da ubiquidade de recursos tecnológicos comunicacionais.

Nesse curso você aprenderá por meio de atividades que permitem a dialogicidade entre as situações intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos, pela perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionaissócio-construtivistas, e que podem ser contextualizadas com a crescente presença do ciberespaço no meio físico, sob a ótica do pensamento complexo.

captura-de-tela-2016-11-03-as-00-41-20Vale destacar que esse livro quanto o curso, portanto, mostram-se norteados por duas evidências. A primeira é a emergência do ciberespaço, nos dias atuais, com a crescente utilização dos dispositivos móveis conectados à rede mundial de computadores. A segunda é a urgente necessidade de que as práxis educacionais possam acompanhar, de forma contextualizada, a ecologia comunicacional pluralista que se configura com a crescente pervasividade com que a tecnologia tende a se apresentar nos dias atuais.

Sobre o autor desse cursos: Celso Gomes

Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações desta mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica. Doutor em Educação pela UNIMEP onde focou a formação de docentes de música na convergência de ambientes físicos e virtuais. É mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: “Processos Cognitivos e Ambientes Digitais”. Neste mestrado focou a linha de pesquisa “Aprendizagem e Semiótica Cognitiva” e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem da música. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG).